NOSSA HISTÓRIA

O Projeto Ação Pró-Vida é um empreendimento da Associação Novo Viver (ANV) e nasceu a partir da visão e da sensibilidade social e cristã do empresário Reginaldo Dias Silva, também idealizador e fundador da Associação Novo Viver – ANV.

Suas ações são baseadas nos altos índices de tensão e de condutas de risco que vêm se instalando nas escolas de muitos bairros das cidade brasileiras, principalmente em escolas da rede pública de ensino, como agressões verbais e físicas dirigidas por alunos contra professores, assédio  e abuso  dos traficantes de drogas na porta das escolas, adolescentes com déficit de atenção e dispersão em sala de aula,  porque passaram a noite envolvidas com programas sexuais. Todas estas coisas promove  o aumento da insegurança e até incidência de homicídios.

As  ocorrências acima têm preocupado e até angustiado o corpo docente e a direção das escolas, os quais, por mais que se empenhem na busca de alternativas de solução para estes graves problemas, as alternativas não têm sido suficientes para gerar os resultados esperados.

Ao conversar, Belo Horizonte, com uma professora de uma escola sobre esta triste realidade, e ao perceber a dimensão da angústia daquela profissional da educação, Reginaldo Dias Silva sentiu-se profundamente sensibilizado e impelido no seu coração a criar um projeto que pudesse promover ajuda efetiva e prática não somente à escola daquela professora, mas a todas as escolas da rede pública de ensino municipal, estadual e quiçá, até mesmo as escolas dirigidas pela iniciativa privada. 

Após orar por isto expôs sua visão e ideias, que logo foram abraçadas por seus amigos, nascendo daí o Projeto Ação Pró-Vida.

É interessante destacar aqui, que no dia da primeira reunião do grupo, agora parceiro da mesma visão, para discussão do plano estratégico e dos objetivos do Projeto, aquela professora que atenciosamente fora convidada não pôde comparecer pois, momentos antes da reunião, acabara de morrer uma adolescente no portão de sua escola, vítima de bala perdida, fato este que não apenas chocou toda a comunidade, mas veio mostrar mais uma vez o quanto é premente e urgente o desenvolvimento de ações que possam resultar na mudança efetiva desta insustentável realidade.

O Projeto Ação Pró-Vida assumiu o firme propósito de desenvolver um plano de ação nas escolas, com a realização de palestras com enfoque em diversos temas de interesse de jovens e adolescentes, além de apresentações musicais e outras atrações, e da distribuição gratuita das Escrituras Sagradas (A Bíblia). Usamos a Bíblia em nosso social, pois já é mais do que comprovado que o uso da bíblia sagrada melhora o ambiente escolar e reduz conflitos entre alunos, visto que os princípios bíblicos incentivam e objetivam construir a cultura de valorização da vida, despertando e destacando valores humanos que integram o ser social e individual em uma dinâmica de autovalorização pessoal, familiar e coletiva, como resultado de uma mudança mental e espiritual e dos padrões de conduta, experimentáveis e de fato observado por homens e mulheres de bem ao redor do mundo.

Além das palestras temáticas e das apresentações musicais, uma das metas principais do Projeto Ação Pró-Vida, consiste na prestação às escolas, do serviço de capelania escolar.

De acordo com Elma Seixas Lacerda, diretora da Escola Cândido Portinari, que fica na região oeste da capital mineira, o corpo docente assim como os alunos ficaram muito felizes em recebê-los e as portas da escola estarão sempre abertas para o projeto, pois traz alegria e paz que os jovens tanto precisam. “Após o projeto, os alunos ficam mais comprometidos, mais educados, mais gentis e participativos”, declara a diretora.

De acordo com o pastor Marcos Vinicius, o segredo do sucesso do projeto é a Palavra de Deus, que é anunciada através de mecanismo como o filme Um Amor Para Recordar”, o devocional Pão Diário e a própria Bíblia da Sociedade Bíblica do Brasil que também é distribuída nas escolas. “Nós acreditamos que por meio dessas literaturas e do filme, esses adolescentes podem ter suas vidas e de suas famílias transformadas. “ Declara Pr.Marcos.

Já para o idealizador do projeto, o empresário Reginaldo Dias, o sucesso do trabalho se deve a utilização de vários métodos, como a exibição do filme, que fala de transformação de vida, e o incentivo para que os alunos façam uma redação sob o tema “uma carta para Deus”, onde os três melhores textos são premiados. Entretanto, o mais importante, segundo Reginaldo, são os princípios trazidos pelo projeto aos alunos. “Não uma religião ou igreja, mas uma ação pautada na palavra de Deus que traz vida abundante a quem se apega ela”.

A aluna Andressa de Carvalho falou sobre como o projeto a ajudou a conviver melhor com os colegas: “nasci em berço evangélico e no princípio foi difícil conviver com os alunos daqui, porque pensavam muito diferentes de mim. Mas pouco a pouco vou levando a Palavra. Sei que é importante levar a palavra de Deus por onde vamos e é isso gosto muito do que esse projeto faz. Ele traz a palavra de Deus para os alunos e mostra um caminho que a grande maioria não conhece. Se eles quiserem, eles vão guardar essa palavra e podem ter suas vidas transformadas”. Disse a aluna.

Adriana é vice-diretora da escola e desenvolve o projeto na instituição. “Aqui, a gente trabalha, além dos conteúdos básicos que as crianças precisam, mas também valores como família, educação e amor. Isso ajuda na sala de aula, no convívio com os professores, os funcionários e os colegas”, diz Adriana.

Simone, que é vice-diretora do turno da manhã diz que a escola possui duas células no momento do intervalo. Projetos como esse transforma a vida dos alunos. Eles chegam aqui no início do ano de uma forma e no final do ano, estão completamente diferentes”.

O projeto Ação Pró-Vida é gratuito, interdenominacional, não tem cunho político, toda a equipe é formada de voluntários e é sustentado por doações.

pt_BRPortuguese